Sondagem vesical (sonda na bexiga)

Procedimento bastante frequente, a sondagem vesical de demora é um artifício muito utilizado na medicina.

Para que serve a sonda vesical?

A função primordial da sonda é realizar a drenagem da urina que normalmente seria armazenada na bexiga. Trata-se de um tubo de látex ou silicone, inserido sob técnica asséptica na uretra até chegar na bexiga, após adequada lubrificação das vias urinária inferiores com lidocaína em gel.

Seu uso pode se dar por motivos não urológicos (por exemplo: aferir o débito urinário de um paciente grave em UTI) ou por alguma questão relacionada ao trato urinário inferior (como nas retenções urinárias por aumento benigno da próstata).

Como a sonda vesical é fixada dentro da bexiga?

O cateter vesical mais utilizado como sonda de demora possui um balonete na extremidade que será posicionada no interior da bexiga. Por meio de uma pequena válvula próximo à via de saída da sonda, conseguimos insuflar o balonete com líquido, de modo a evitar que a sonda escorregue para fora da uretra.

Sonda vesical e cirurgias urológicas

Em muitas cirurgias urológicas, o uso da sonda vesical é necessário. Dentre as mais comuns estão a prostatectomia radical (retirada da próstata por câncer), ressecções transuretrais tanto de bexiga quanto de próstata (RTU) e cirurgias reconstrutoras da uretra. O tempo de uso da sonda em cada um desses procedimentos varia, podendo chegar a mais de duas semanas.

SONDA VESICAL DE DEMORA INSERIDA NA BEXIGA
SONDA VESICAL DE DEMORA DE SILICONE COM BOLSA COLETORA E SERINGA