Retirada isolada dos testículos em mulheres trans: é permitido?
Orquiectomia é o nome da cirurgia de retirada dos testículos. No meio médico, essa cirurgia pode ter algumas indicações.
No contexto urológico, tal procedimento é mais comumente indicado em casos de câncer nos testículos ou em pessoas com câncer de próstata avançado (quando se deseja abaixar os níveis de testosterona para desacelerar o avanço da doença).
Orquiectomia em mulheres trans
No caso de pessoas transfemininas que têm testículos e desejam reduzir a produção de testosterona, faz-se uso de medicações que têm ação bloqueadora hormonal. Os mais usados no Brasil são a ciproterona e a espironolactona.
No contexto da afirmação de gênero, muitas pessoas transfemininas que tem testículos podem querer retirá-los.
Observa-se que os motivos mais frequentes são: desejo de cessar o uso de bloqueadores hormonais ou mesmo a existência de uma disforia causada pela presença dos testículos. Disforia é um sofrimento persistente e mantido por conta de alguma característica corporal, que algumas pessoas trans podem experimentar ao longo da vida.
É preciso lembrar que a retirada dos testículos resulta em infertilidade irreversível, ou seja, em incapacidade de ter filhos com material genético próprio.
O desejo de fazer a orquiectomia no contexto da afirmação de gênero é, portanto, legítima. É uma cirurgia de pequeno porte, que reduz a produção de testosterona para os níveis de uma mulher cigênero.
Orquiectomia em mulheres trans é procedimento em afirmação de gênero
Como toda cirurgia em afirmação de gênero, a orquiectomia em mulheres trans deve seguir as exigências legais para esse tipo de procedimento – idade mínima de 18 anos e acompanhamento multidisciplinar prévio documentado por no mínimo um ano.
É importante que a paciente já esteja em uso de bloqueador hormonal previamente à retirada dos testículos, para que ela já esteja acostumada a viver com níveis baixos de testosterona. A orquiectomia feita em uma paciente que nunca usou bloqueador hormonal pode ter efeitos bastante desagradáveis e não é, de forma alguma, recomendada.